Adoradores...

Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[042466]


... amados adoradores...

outubro 24, 2016


DESIGREJADO não é sinônimo de desviado

[034710]

A Constituição Federal Brasileira consagra como direito fundamental a liberdade de religião; em seu artigo 5°, inciso VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. No Brasil temos a liberdade de seguirmos a religião que quisermos e também temos a liberdade de não seguirmos religião alguma. Em virtude disto, podemos freqüentar uma igreja instituição (igrejas evangélicas), sem temer nenhuma forma de retaliação. Glórias a DEUS por isso.

No entanto, temos observado o aumento expressivo do número de evangélicos não praticantes, comumente chamados de “desigrejados”. Muitos evangélicos, que antigamente freqüentavam assiduamente uma igreja instituição, deixaram de congregar um templo evangélico e não fazem parte mais de nenhuma igreja (denominação). 

Qual deve ser a nossa posição com respeito a estes “desigrejados”? 

Bem, antes de qualquer coisa, vamos analisar o que significa ser um “desigrejado”.

Desigrejado” é alguém que deixou de freqüentar uma igreja evangélica (templo), mas que não se afastou de CRISTO

Desigrejado” não é um desviado. Desviado é alguém que se afastou de CRISTO; já “desigrejado” é alguém que se afastou de uma igreja instituição, por livre e espontânea vontade, porém não se afastou de CRISTO.

Desigrejado” é alguém que mantém a sua comunhão com CRISTO, mas que não tem mais vínculo com igreja instituição, qualquer que seja.

É possível que alguém que não freqüente uma igreja, tenha comunhão com DEUS? A resposta é SIM.

O fato de alguém freqüentar uma igreja NÃO significa que este alguém tenha comunhão com DEUS. Da mesma forma, o fato de alguém não freqüentar uma igreja, NÃO significa que este alguém não tenha comunhão com DEUS. Comunhão com DEUS é uma questão de escolha pessoal. Alguém pode freqüentar uma igreja e escolher Não ter comunhão com DEUS; do mesmo modo, uma pessoa pode não freqüentar uma igreja, e escolher TER comunhão com DEUS. É tudo uma questão de escolha.

Outro fato importante, é que toda vez que a Bíblia fala de “igreja” [Ekklēsia], ela (a Bíblia) não está se referindo a templos, mas a cultos que eram feitos, principalmente, em lares. Na época em que a Bíblia foi escrita, a religião cristã não era bem vista pelo Império Romano, e devido este motivo, não havia templos cristãos. Então, o fato de alguém não freqüentar uma igreja torna esta pessoa menos cristã? A resposta é NÃO!!

Alguém pode ser um cristão com um excelente testemunho e, no entanto, não freqüentar igreja alguma. O bom testemunho de um cristão NÃO se resume ao fato dele freqüentar ou não, uma igreja instituição.

E por que tantos evangélicos estão deixando de freqüentar as igrejas instituições em que congregavam anteriormente?
Resposta: devido todos estes escândalos no meio evangélico, que estão ocorrendo todos os dias em nosso país. Infelizmente, muitas igrejas instituições estão deixando de ser a Casa de DEUS, e se tornando verdadeiras “indústrias da fé”.

Em muitas igrejas, que se dizem evangélicas, as pessoas, para serem bem-vindas, precisam obedecer cegamente suas lideranças eclesiásticas e soltarem muito dinheiro para a “obra de DEUS”. Isto tem trazido tanto prejuízo e desgaste às ovelhas de CRISTO, ao ponto de muitas delas optarem por não mais freqüentar uma igreja. Estas pessoas estão erradas? Não, não estão.

Ninguém é obrigado a freqüentar uma igreja instiutição que só sabe pedir dinheiro, de forma insistente e exaustiva; ninguém é obrigado a freqüentar uma igreja que ensina que as bênçãos de DEUS, todas elas, estão atreladas a dinheiro.

Enfim, ninguém é obrigado a freqüentar uma igreja para ser ludibriado e explorado financeiramente. Infelizmente, está difícil de encontrar uma igreja evangélica que não explore financeiramente suas ovelhas nos dias de hoje, principalmente no meio pentecostal e neo-pentecostal. Tudo gira ao redor do dinheiro, em grande parte dessas igrejas.

Nestas igrejas (instituições), não vale: “POSSO TUDO NAQUELE QUE ME FORTALECE[Filipenses 4], mas o válido é: “POSSO TUDO NAQUILO QUE ME ENRIQUECE”.

Em virtude de tudo isto, não devemos condenar os “desigrejados”, nem tão pouco chamá-los de desviados. Devido tantas “sinagogas de satanás” que se dizem igrejas, estarem explorando descaradamente o povo de DEUS, é preferível, em alguns casos, não freqüentar igreja nenhuma. No entanto, não devemos nunca abandonar a nossa comunhão com DEUS; isto sim deve ser sempre preservado.

Para terminar, gostaria de dizer o seguinte aos “desigrejados”, também chamados de “evangélicos não praticantes”:

JESUS continua amando vocês quer vocês freqüentem, quer não freqüentem uma igreja instituição e o fato de vocês não freqüentarem uma igreja não significa que sejam menos cristãos. Somente não descuidem da vida espiritual de vocês (oração e leitura de Bíblia), pois, devido o fato de vocês não freqüentarem uma igreja, há maior probabilidade de esfriamento espiritual. Quanto ao mais, continuem na presença de DEUS e saibam que DEUS cobrará e cobrará caro, de todos os pastores que se apascentam a si mesmos e que não cuidam de suas ovelhas. A hora destes pilantras prestarem contas a DEUS irá chegar; creiam nisso.


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


Corroborando Gospel 10.
.

Nenhum comentário: