Adoradores...

Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[042466]


... amados adoradores...

maio 24, 2013

Os crentes aprendem de DEUS, e você??

[23122]

O apóstolo Paulo foi versado por Gamaliel [Atos 22.3], porquanto, Paulo tinha muito conhecimento, estudo; entretanto, jamais se apresentou às pessoas com este conhecimento, com sabedoria recebida de homens, mas, sempre se expressou pelo ensino do ESPÍRITO SANTO, sempre enfatizou que as coisas de DEUS são pelo ESPÍRITO de DEUS e não de homens, como afirma em 1Coríntios 2:

Mas DEUS no-las revelou pelo Seu ESPÍRITO; porque o ESPÍRITO penetra todas as coisas, ainda as profundezas de DEUS.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de DEUS, senão o ESPÍRITO de DEUS.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o ESPÍRITO que provém de DEUS, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por DEUS.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de DEUS, senão o ESPÍRITO de DEUS.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o ESPÍRITO que provém de DEUS, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por DEUS”.

E continuando, Paulo nos mostra a essência do ensinamento de DEUS e não de homens, seja eles quem forem:

As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o ESPÍRITO SANTO ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

O apóstolo dos gentios, Paulo, ainda se expressa na veracidade daquilo que recebeu de DEUS e não de homens para exortar, encorajar, admoestar a todos que permaneçam naquilo que se recebe pelo ESPÍRITO por Colossenses 1:

Porque foi do agrado do PAI que toda a plenitude nELE habitasse,
e que, havendo por ELE feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio dELE reconciliasse Consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
no corpo da Sua carne, pela morte, para perante ELE vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

As palavras de Paulo, pela verdade bíblica, da Palavra de DEUS, são expressamente enfáticas e categóricas em opor-se a sabedoria dos homens, muitos destes, estudiosos bíblicos, teólogos, quando afirma em 1Coríntios 2:

A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de ESPÍRITO e de poder;
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de DEUS. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de DEUS, oculta em mistério, a qual DEUS ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao SENHOR da glória.
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de DEUS. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de DEUS, oculta em mistério, a qual DEUS ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao SENHOR da glória.

A interpretação clara e cristalina da manifestação pelo ensino do ESPÍRITO SANTO, é entender pelas palavras que os profetas assim procediam nos relatos do Antigo Testamente (nestes e vários outros):

Ezequiel 11 -  “Caiu, pois, sobre mim o ESPÍRITO do SENHOR, e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR:
Ageu 1 - “Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Isaías 1 - “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.
Oséias 1 - “E disse-lhe o SENHOR: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.
Jeremias 1 - “E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;

Entende-se, portanto que, ninguém aprenderá coisa alguma dos homens, estudiosos, teólogos, se e somente se, não houver a ação, a manifestação do ESPÍRITO SANTO, se não houver o poder de DEUS, de nada adianta pregadores intelectuais, lideres religiosos com expressão eloquente, demonstração de conhecimento bíblico e sabedoria para expor e falar, pregar.

Enfim, os homens nada têm a ensinar da Palavra de DEUS, seja dirigente de lugar apelidado de ‘igreja’ ou qualquer outro, seja pastor, bispo, padre, médium, missionário, reverendo, todos os mentirosos apóstolos do séc XX, blá, blá, blá; nenhum, por interpretação da Palavra de DEUS, nenhum homem nada ensina a outrem, antes, em Jeremias 17 assim “diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem”; mesmo por que, todos nós, todos os homens pecaram [Romanos 3]...

Advertência de 2João 1:

Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de CRISTO, não tem a DEUS. Quem persevera na doutrina de CRISTO, esse tem tanto ao PAI como ao FILHO.

Ora, ora, ora, a doutrina de CRISTO é o princípio fundamental do evangelho, o ensino de CRISTO, o qual se é transmitido por todos aqueles que perseveram no amor as almas, no amor ao próximo, ninguém nada ensina, mas transmite, recebendo a virtude do ESPÍRITO SANTO, são testemunhas [Atos 1], até aos confins da terra.

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” [Romanos 15]


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


Um comentário:

Presbítero Santos disse...

Irmãos em Cristo,

Muitas chamadas igrejas e seus lideres querem insinuar que ensinam; entretanto, como afirma este texto, jamais nós, homens, poderemos ensinar, nada mais fazemos, pelo beneplácito de D'us, que transmitirmos os ensinamento de Cristo, e somente pela ação do Espírito Santo.
Deus os abençoe,
pb Santos.