Adoradores...

Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, 06.ago.2017, João 6

Disse-lhes pois JESUS: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu;
mas Meu PAI vos dá o verdadeiro pão do céu.
[Êxodo 16.4,8; Salmos 78.23; João 1.9; 6.33,35]
Porque o pão de DEUS é aquELE que desce do céu e dá vida ao mundo.
Porque faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
[João 6.50; 1João 1.1-2]
Disseram-lhe pois: SENHOR, dá-nos sempre desse pão.[João 4.15; Salmos 4.6]
E JESUS lhes disse: EU SOU o pão da vida; aquele que vem a MIM não terá fome;
e quem crê em MIM nunca terá sede.
[Mateus 11.28; João 5.40; 6.41; Apocalipse 7.16; Isaías 49.10; 55.1-3]

[037730]

setembro 09, 2016


Desmistificando Efésios 4.11 - não são cargos hierárquicos.

[034377]


Contexto bíblico Efésios 4.11:


"E ELE mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores"


E, a graça dada a cada um segundo a medida do dom de CRISTO, tem quais fins??
  • "O aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de CRISTO; para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" [Efésios 4].

Mas, então, aparecem os ribaldos (aquele que usa de fraude) da fé, inventando que Efésios 4.11 refere-se aos cargos hierárquicos (jerárquicos) das lideranças eclesiásticas [pastores; bispos; presbíteros; missionários; apóstolos, ainda que não existam mais; reverendos; médiuns; padres; até, pasmem, patriarcas em pleno século XXI] em suas igrejas instituições, e que estes cargos são 'autoridades' constituídas por DEUS;
  • Entretanto, tudo, tudo isto que eles dizem é a mais pura mentira, é sofisma (argumento capcioso para enganar), dogma (doutrina de cunho religioso, insinuado como certo e indiscutível), crendice (crença de cunho supersticioso)!!

Indo além, na ganância à satisfação egocêntrica de superioridade dentro das igrejas, os religiosos, ainda adjuntam à Efésios 4.11 o texto em pretexto de Romanos 13.1,2 e insinuando de forma maliciosa e leviana que, os cargos hierárquicos clerical são tais quais as autoridades que DEUS tem constituído, mas, para isto, citam apenas os dois primeiros versículos isolados por conveniência à tese esdruxula, porém, o contexto de Romanos 13 afirma das "autoridades como magistrados", e não cargos hierárquicos, basta meditar no contexto bíblico em os versículos subsequentes do 3º ao 7º.

Vamos, portanto, desmistificar (desnudar daquilo que mistifica, engana ou criam de maneira falsa) a questão da hierarquia e os cargos nas igrejas instituições com base no versículo isolado de Efésios 4.11:

1 - O que é hierarquia (jerarquia)??
  • É uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.

2 - O que diz a Palavra de DEUS [contida na Bíblia] sobre hierarquia??
  • Nada!! Mesmo por que, somos todos irmãos, o maior entre nós seja como o menor, por que o próprio SENHOR assim asseverou: "EU, porém, entre vós SOU como aquele que serve" [Lucas 22].

3 - E nas congregações, nos ajuntamento de irmãos, como funciona o organismo, a Igreja??
  • Através do que nos relata o contexto bíblico: "Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação" [1Coríntios 14.26].

Nota-se, portanto, que não há nem este nem aquele na Igreja que seja superior, aquele que precisa de destaque, aquele que seja merecedor de alguma coisa, antes, todos, todos são participantes, todos são importantes no corpo de CRISTO.

Assim sendo, na correlação (relação mútua, semelhança, analogia) que há entre Efésios 4.11 e 1Coríntios 14.26, percebe-se claramente que, em momento nenhum na Igreja de CRISTO houve como não há, a necessidade de hierarquia, de que este ou aquele esteja superior a outrem, mas todos somos um perante o SENHOR.

Todos somos iguais aos olhos de DEUS, que não faz diferença, não discrimina, nem privilegia seus filhos isoladamente.

Para ELE todos temos o mesmo amor, todos somos Seus filhos, recebemos a mesma luz e proteção.

Não importa raça, sexo, nível cultural, ser rico ou pobre, novo ou velho, todos somos iguais perante os olhos do CRIADOR.

Esta nossa igualdade significa reconhecer que DEUS foi tão justo na Sua criação, que criou o homem Sua imagem e semelhança, nos dando a igualdade como uma condição primeira do homem como Sua criatura.

Sendo todos iguais aos olhos de DEUS, por quê os homens se fazem diferentes, criando indiferenças com os irmãos, querendo superioridade sobre os outros??

Sejamos sim, todos iguais.

Façamos desta semelhança com o CRIADOR a nossa sublime perfeição, para uma fraterna convivência entre irmãos, reconheçamos essa igualdade, e busquemos a perfeição, como perfeita foi a Criação! [Corroborando, Versículos bíblicos - Trechos da Bíblia]

Por fim, a ordenança de DEUS:


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.

.

Nenhum comentário: